top of page

Trilhos, Percursos e Caminhos

 

A Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo é fértil em caminhos, percursos, trilhos e roteiros que a atravessam e passam por locais de elevado interesse histórico, cultural e paisagísticos.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas das e dos visitantes nas Áreas Protegidas. Desfrute dos nossos percursos da melhor forma possível...

Caminhos de Santiago

O Caminho Central Português, que une Lisboa a Santiago de Compostela passa mesmo no coração de Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo. 

A secção do caminho que passa pela reserva faz parte da quarta etapa e o percurso está assinalado para passar pelas localidades de Pombalinho, Azinhaga terminando na Golegã.

 

Este caminho sofreu alterações ao longo dos anos muito por causa das características do terreno por onde passa. A maioria dos terrenos, quer por alterações do seu uso ao nível agrícola, quer por se encontrarem em leito de cheia dos rios Almonda e Tejo, sofreram ao longo dos anos alterações influenciando o percurso do Caminho de Santiago.

 

O percurso atual permite os caminheiros desfrutarem de uma paisagem única, passando por áreas rurais,  agrícolas e da reserva natural. Este percurso, além de toda a parte histórica inerente às localidades por onde passa, permite igualmente um contacto com a natureza e a biodiversidade existente, única no nosso país.

Rota do Cavalo e do Ribatejo

A Rota do Cavalo e do Ribatejo é um conjunto de circuitos túristico pelo concelho da Golegã que podem ser realizados a pé, de bicicleta, carro ou a cavalo.

 

Esta rota é composta assim por 5 circuitos temáticos, que cruzam a beleza do campo e da natureza com a parte urbanística e histórica das freguesias do concelho da Golegã. São percursos circulares, com diferentes graus de dificuldade e diferentes distâncias. Em todos eles existe um grande foco na utilização de cavalos para a realização do percurso ou parte dele

 

Conjugado com a parte turística, todas estas rotas possuem ainda referência para a parte de alojamento e restauração para que quem usufrua deste produto turístico tenha toda a informação ao seu dispor.

 

Este roteiro permite conhecer o concelho da Golegã de uma forma integrada e completa. 

Reserva Natural Paul Boquilobo

A Reserva Natural encontra-se na Zona Nuclear da Reserva da Biosfera e é fértil em caminhos e percurso por entre toda a sua área.

 

Existe apenas um percurso marcado que se desenrola no coração da reserva. No entanto a grande apetência desta zona para o turismo aventura, principalmente ao nível dos passeios pedestres e de BTT, faz com que existem uma série de percursos marcados por pessoas que já os realizaram e que os disponibilizam globalmente para terceiros os poderem realizar.

 

Este percursos são disponibilizados em plataformas web destinadas a este efeito e apresentam um conjunto de informação inerentes a cada um dos percursos, tais como distância, altimetria, track GPS entre outra informação relevante.

 

 

 

 

 

Rota_do_Almonda_Pagina_11-1_edited.jpg
Rota do Almonda - PR1 TNV

A Rota do Almonda é uma pequena rota pedestre (23 km) ao longo do rio que define o concelho de Torres Novas: o Almonda. Faz a ligação entre duas áreas naturais de grande beleza e biodiversidade: o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e a Reserva Natural do Paul do Boquilobo. Entre as formas cársicas do Maciço Calcário Estremenho e as terras planas da Bacia do Tejo, a Rota do Almonda está dividida em três troços, que correspondem às etapas do curso do rio à superfície: as colinas, a cidade e a várzea.

Testemunhe a força da água, acompanhe os meandros, atravesse as pontes, visite as aldeias, descubra as grutas, as ruínas e como o rio moldou a paisagem e a história da região. Desde a sua nascente até às várzeas alagadas, parta à descoberta do Almonda, um rio com muito para desvendar.

A Rota do Almonda é maioritariamente plana ou com suaves declives, com bom piso e de fácil acesso. Adequada para os adeptos de caminhada, que a podem percorrer de ponta a ponta num único dia, ou para o caminhante ocasional que pode usufruir calmamente da paisagem de qualquer um dos seus troços. A rota é também apta para bicicleta todo-o-terreno.

 

 

 

 

 

mapa_rotadoalmonda_final2.jpg
Geocaching

O Geocaching é um jogo tipo caça ao tesouro dos tempos modernos, jogado ao ar-livre no mundo inteiro onde, através de coordenadas específicas e recorrendo a um receptor de GPS, se vai procurando pistas para se chegar à descoberta do tesouro, intitulado de geocache ou simplesmente cache.

 

Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.

 

Na região da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo existem um conjunto grande de geocaches prontas a serem descobertas, umas em monumentos como a igreja Matriz da Golegã ou a Casa Estúdio Carlos Relvas; outras em quintas históricas da região como a Quinta dos Álamos , Quinta da Broa ou a Quinta de Caniços; bem como no coração da reserva no Paul do Boquilobo.

 

 

 

bottom of page