Estudos e Trabalhos

 

São inúmeros os trabalhos e estudos desenvolvidos sobre a Reserva Natural do Paul do Boquilobo, nomeadamente sobre a sua Fauna e Flora, que detém uma importância e riqueza inigualável em termos Nacionais e Internacionais.

Em baixo seguem os trabalhos mais relevantes.

Plano de Ordenamento da Reserva Natural do Paul do Boquilobo

 

O trabalho do Plano de Ordenamento da Reserva Natural do Paul do Boquilobo consistiu no planeamento das ocupações da área em concreto, no potencial do aproveitamento das infra-estruturas existentes e no assegurar da preservação de recursos limitados. 

Este trabalho teve em linha de conta as ocupações por parte da população da área abrangente pela Reserva Natural, assim como a sua diversidade, as suas inter-relações e interacções e a complexidade das razões que justificam cada uma delas.

O rerultado é aqui apresentado em dois relatórios.

Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo: Monitorização, Conservação e Turismo

 

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo é principalmente conhecida pela sua importância para a avifauna, no entanto a sua relevância ultrapassa o seu valor ornitológico já que, para além de muitos outros aspetos naturais ligados a uma flora e fauna riquíssima, o Paul do Boquilobo tem um importante papel na regulação hídrica de uma região agrícola muito importante. É também de realçar o facto de ser o maior paul existente em Portugal, ocupando a reserva natural uma área de 816 hectares, de que se destaca a parte central, com cerca de 180 hectares, que está alagada a maior parte do ano. A constatação da importância desta Reserva Natural por parte do Governo Português traduziu-se, entre outros aspetos, na aquisição da quase totalidade dos terrenos que constituem o núcleo central, para além de uma área limítrofe ocupada por montado de sobro.

Valor Económico da Ligação às Redes da UNESCO em Portugal

 

Da parceria entre a Comissão Nacional da Unesco (CNU) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) resultou o trabalho que agora se apresenta e cujo objetivo geral é efetuar uma análise exploratória ao valor económico da ligação às redes da UNESCO em Portugal, considerando os benefícios líquidos da afiliação e manutenção da chancela UNESCO, desde que as candidaturas foram aceites. Adicionalmente, e como consequência das limitações detetadas nas respostas aos questionários, resultam algumas recomendações para melhoria de futuras avaliações de impacto económico e mesmo dos processos de gestão dos bens culturais e naturais.

Plantas Com Interesse Para Focos Ecológicos - Campo da Golegã

 

No âmbito do Projeto "Milho Amarelo", projeto que formula a hipótese que no futuro o investimento na gestão da biodiversidade supera o interesse económico da exploração cultural em áreas com produtividades marginais, foram criadas nestas ,es,as áreas estruturas ecológicas com espécies autóctones da região. As plantas selecionadas podem desempenhar não só um papel no combate a pragas/doenças com menos agroquímicos mas também um papel social na comunidade local.