Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo
A Reserva da Biosfera...
Por definição Reserva da Biosfera é um ecossistemas terrestre ou costeiro onde se procuram meios de reconciliar a conservação da biodiversidade com o seu uso sustentável.
A UNESCO lançou, em 1970, o "Programa Homem e Biosfera", com o objetivo de organizar uma rede de áreas protegidas, designadas Reservas da Biosfera, que representam os diferentes ecossistemas do globo e cujos países proponentes se responsabilizam em manter e desenvolver.
A Reserva Natural do Paul do Boquilobo é classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera desde 1981 e foi a primeira área portuguesa a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, sendo reconhecida como uma amostra representativa de um ecossistema palustre de elevado valor em termos de conservação e biodiversidade.
As principais funções da Reserva da Biosfera são:
-
A Conservação de modo a contribuir para a conservação das paisagens, ecossistemas, espécies e variabilidade genética;
-
O Desenvolvimento por forma a contribuir para a sustentabilidade económica, sociocultural e ecológica;
-
O Conhecimento de modo a direcionar a reserva para a investigação, monitorização, educação e troca de informação, relacionados com temas de conservação e desenvolvimento locais, nacionais e globais.
Na realidade a RBPB incorpora na região um paradigma de desenvolvimento, que assenta numa ótica de conservação e valorização da natureza e dos recursos naturais, numa economia baseada no capital natural e na incorporação do seu valor de sustentabilidade ambiental, social e económica.
A RBPB é um dos territórios mais qualificados, atrativos e produtivos da região, combinando:
-
Relevantes eventos culturais e de lazer, e elevado número de visitantes, propiciando desta forma um modelo de desenvolvimento sustentável, apreciada qualidade de vida, governabilidade consistente e coesão social, a caminho da sociedade do conhecimento.
-
Fixação de novos residentes e talentos;
-
Atividades agrícolas e florestais com elevado grau de inovação, tecnologia e conhecimento;
-
Recursos humanos, científicos e organizacionais qualificados;
-
Excelência dos seus diversificados sistemas naturais e patrimoniais, paisagens e culturas associados a uma biodiversidade com relevância em termos internacionais.