A Reserva da Biosfera...

 

 

Por definição Reserva da Biosfera é um ecossistemas terrestre ou costeiro onde se procuram meios de reconciliar a conservação da biodiversidade com o seu uso sustentável.

 

 

A UNESCO lançou, em 1970, o "Programa Homem e Biosfera", com o objectivo de organizar uma rede de áreas protegidas, designadas Reservas da Biosfera, que representam os diferentes ecossistemas do globo e cujos países proponentes se responsabilizam em manter e desenvolver.

 

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo é classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera desde 1981 e foi a primeira área portuguesa a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, sendo reconhecida como uma amostra representativa de um ecossistema palustre de elevado valor em termos de conservação e biodiversidade.

 

 

As principais funções da Reserva da Biosfera são:

  • A Conservação de modo a contribuir para a conservação das paisagens, ecossistemas, espécies e variabilidade genética;

  • O Desenvolvimento por forma a contribuir para a sustentabilidade económica, sociocultural e ecológica;

  • O Conhecimento de modo a direccionar a reserva para a investigação, monitorização, educação e troca de informação, relacionados com temas de conservação e desenvolvimento locais, nacionais e globais.

 

 

Na realidade a RBPB incorpora na região um paradigma de desenvolvimento, que assenta numa óptica de conservação e valorização da natureza e dos recursos naturais, numa economia baseada no capital natural e na incorporação do seu valor de sustentabilidade ambiental, social e económica.

 

 

A RBPB é um dos territórios mais qualificados, atractivos e produtivos da região, combinando:

  • Relevantes eventos culturais e de lazer, e elevado número de visitantes, propiciando desta forma um modelo de desenvolvimento sustentável, apreciada qualidade de vida, governabilidade consistente e coesão social, a caminho da sociedade do conhecimento.

  • Fixação de novos residentes e talentos;

  • Actividades agrícolas e florestais com elevado grau de inovação, tecnologia e conhecimento;

  • Recursos humanos, científicos e organizacionais qualificados;

  • Excelência dos seus diversificados sistemas naturais e patrimoniais, paisagens e culturas associados a uma biodiversidade com relevância em termos internacionais.

Copyright © 2015

  • Facebook - White Circle