Locais de Interesse

 

Reserva Natural do Paul do Boquilobo

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo situa-se entre a confluência do rio Almonda e rio Tejo, ao longo da junção dos concelhos de Torres Novas e Golegã na parte sudeste da freguesia da Brogueira.

 

Desde 1981 que a Reserva Natural do Paul do Boquilobo é considerada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Esta foi a primeira área protegida portuguesa a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera. É reconhecida a importância da Reserva como zona húmida natural e como local de abrigo para um grande número de aves, como local de reprodução, alimentação e repouso nas rotas de migração.

 

www.icnf.pt | www.naturalpt.pt

Casa-Estúdio Carlos Relvas

Entre 1871 e 1875, o Chalet, como é conhecido na Golegã, foi edificado por iniciativa do abastado lavrador Carlos Relvas. A Casa-Estúdio apresenta características únicas a nível mundial, como singular é o facto de ter sido construída de raiz, como monumento aos precursores da fotografia e com o objectivo exclusivo de acolher um laboratório e estúdio dedicados especificamente ao desenvolvimento de uma arte e que propiciaram a Relvas um local de excelência para a revelação dos seus negativos e ensaio dos novos métodos daquela disciplina simultaneamente científica e tecnológica.

 

www.casarelvas.com | Desdobravel Informativo

Igreja Matriz da Golegã
Museu da Máquina de Escrever

A igreja actual foi construída na primeira metade do século XVI, substituindo uma pequena igreja paroquial gótica que existia neste local. A obra foi parcialmente custeada pela Coroa, tendo o restante ficado a cargo dos moradores. A este facto, não terá sido alheio o grande interesse manifestado por D. Manuel I pela vila, beneficiando das suas frequentes estadias em Almeirim, não muito longe da Golegã. O apreço do rei é muito evidente na própria arquitectura da igreja, pois os seus símbolos pessoais – o escudo real e a esfera armilar – encontram-se colocados em vários pontos do edifício.

 

Localizada no largo da Imaculada Conceição, orago da igreja matriz e padroeira da vila da Golegã, é um vasto edifício de corpo rectangular, constituido por três naves , rematada por um coruchéu de base poligonal que enquadra um bonito portico Manuelino.

 

www.cm-golega.pt

O Museu Municipal da Máquina de Escrever (MME) está integrado na Rede de Museus da Câmara Municipal e instalado no edifício da Biblioteca Municipal da Golegã (piso superior). A coleção, constituída por mais de 300 máquinas de escrever, é variada e incluí exemplares fabricados em todo o mundo, entre o final do séc. XIX, nas décadas de 80 e 90, e durante quase todo o século XX, até às décadas de 1960 e 1970.

 

O objetivo deste Museu é dar a conhecer esta coleção composta por máquinas produzidas por diversos fabricantes, abrangendo os séculos XIX e XX.

 

www.cm-golega.pt | Desdobravel Informativo

Quinta da Brôa

"Na entrada da Azinhaga, uma enorme casa branca e sóbria ladeia a estrada de terra batida que leva a Mato de Miranda. Um portão de ferro, encimado por um trabalhoso emaranhado de ferro forjado, onde são visíveis as iniciais "R.J.C." de Rafael José da Cunha, ascendente da família Veiga, e a data de 1831, dá entrada para esta propriedade que já foi pertença dos condes da Ribeira Grande. O brasão dos Câmaras ornamenta as cantarias do portão da Quinta da Broa, então Quinta do Almonda. Lá dentro, um amplo pátio, rodeado de construções revestidas a hera, desvenda a história de muitas gerações e o quotidiano de uma casa agrícola.

 

A Quinta da Broa é o centro de um vasto conjunto de explorações agrícolas situadas nos concelhos da Golegã, Chamusca, Rio Maior e Santarém, e, acima de tudo, é o centro de uma reconhecida coudelaria: o ferro Veiga é garantia de qualidade..."

 

www.quintadabroa.com

Quinta dos Álamos

No coração da Lezíria, no Equestre Concelho da Golegã, a Quinta dos Álamos, honra a sua história e tradição, de mais de Três Séculos recebendo os visitantes como anfitrião de mérito reconhecido.

 

Uma das Três grandes referências agro-pecuárias do Concelho, A Quinta dos Álamos oferece aos seus convidados o peso da história, o respeito pelo ambiente e a actividade cultural e artística, génese da sua fundação.

Neste lugar de gente Brava, o visitante poderá usufruir da experiência geracional das gentes dedicadas á Terra, respeitadora dos costumes e da preservação do ambiente.

 

Actividades enriquecedoras que mostrarão que a ecologia é também um conceito Português, passado de geração em geração, revelando o respeito ancestral que temos por essa Mãe, que tudo dá, que tudo tem, que tudo reclama. E que Nós na Quinta dos Álamos, honramos a cada dia.

 

www.quintadosalamos.pt

EQUUSPOLIS - Museu Municipal Martins Correia

O edifício Equuspolis, situado na Horta da Baralha, que tem na fachada a silhueta de um cavalo, é constituído por três pisos onde se encontra  a Galeria de Arte João Pedro Veiga e o Equus Virtual, onde as pessoas têm oportunidade de assistir a um diaporama, a três dimensões, durante 15 minutos, sobre a história do cavalo e a sua ligação à Golegã, ao longo dos séculos.

 

Ainda neste edificio encontra-se o Museu Municipal Martins Correia, onde o espólio do Mestre Martins Correia, constituído por cerca de 600 peças entre esculturas, pinturas e desenhos, é apresentado aos visitantes.

 

No exterior, o Eqquspolis apresenta uma área envolvente onde se encontra o Parque Juventude, que integra um enorme jardim, diversas zonas de recreio e lazer (parque radical, anfiteatro, esplanada, cais com barcos para passeio na Alverca).

 

www.cm-golega.pt | Desdobravel Informativo | Facebook

 

 

Fundação José Saramago - Azinhaga

A delegação da Fundação José Saramago na Azinhaga encontra-se instalada num edifício do Largo da Praça da Azinhaga e possui um ciber-café, uma biblioteca com todas as suas obras e uma livraria. 

 

A Fundação tem no andar de baixo a obra completa de Saramago em diversas línguas que convida a momentos de leitura. No mesmo espaço, o cibercafé, de livre acesso, disponibiliza dois computadores para recolher materiais para trabalhos, consultar as últimas notícias ou navegar por países distantes, à distância de um clic.

 

No primeiro piso um espaço com o original do livro "As Pequenas Memórias" - que evoca a infância de Saramago na aldeia e também as férias que ali passou até aos 15 anos - e alguns objectos dos avós maternos. Entre esses objectos encontram-se a cama a que alude no livro "As Pequenas Memórias", na qual dormia com os bacorinhos mais débeis para os aquecer no Inverno, e a arca das favas, que ficava à entrada da casa.

 

www.josesaramago.org

Casa Memorial Humberto Delgado

Humberto Delgado nasceu a 15 de Maio de 1906, na pequena aldeia de Boquilobo, Torres Novas, em singela casa no largo principal da povoação, hoje restaurada e transformada em espaço museológico dedicado à sua memória.

 

A habitação original constava apenas de uma casa térrea do século XIX, com palheiro anexo, e integrando uma grande cozinha com lareira, sala, e dois quartos. A fachada principal, para onde deita a cozinha e a sala, é rasgada por uma janela e duas portas de postigo. O conjunto foi adquirido em 1993 pelo Engº Joaquim Marques de Oliveira, para ser oferecido à Junta de Freguesia local, com o fim de aí se instalar o futuro Museu Humberto Delgado. As obras de adaptação foram começadas nesse mesmo ano. O palheiro, à direita do imóvel principal, foi recuperado e ampliado com um piso superior, segundo projecto do escultor José Aurélio.

 

A Casa Memorial foi inaugurada em Maio de 1996, por altura do 90.º aniversário de nascimento do general.

Museu Agrícola dos Riachos

Inaugurado em 1989, o Museu Agrícola de Riachos reúne um riquíssimo espólio representativo dos vários aspectos da ruralidade que marcou, até há três décadas, o modo de vida tradicional das gentes riachenses.

 

O lagar e a eira, a casa tradicional e maquinaria agrícola, o traje e as artes e ofícios tradicionais, completam um acervo etnográfico de inegável interesse didáctico. Boieiros, gadanheiros e valadores merecem, contudo, plano de destaque, pelo papel que representaram no passado riachense.

 

O Museu Agrícola de Riachos pretende reflectir uma visão de conjunto duma realidade geográfico-cultural de transição do bairro para a borda d'água ribatejana.

 

Facebook

 

 

 

Copyright © 2015

  • Facebook - White Circle