Tecnologia

Sensibilização Ambiental

Boas Práticas para a Biodiversidade Agrícola

 

A biodiversidade consiste na variedade das formas de vida e dos processos que as relacionam, incluindo todos os organismos vivos, as diferenças genéticas entre eles e as comunidades e ecossistemas em que ocorrem. A biodiversidade providencia-nos alimentos, água potável, ar limpo, abrigo e medicamentos, atenua as catástrofes naturais, as pragas e as doenças e contribui para a regulação do clima, são os designados “serviços dos ecossistemas”. Assim, a deterioração e perda da biodiversidade comprometem a prestação de diversos serviços dos ecossistemas e de produção de bens públicos ambientais que suportam a nossa economia e promovem o bem-estar e a segurança.

É importante que o agricultor mantenha um conjunto de boas práticas agrícolas e florestais, evitando a poluição ou deterioração dos habitats, contribuindo para a manutenção e até recuperação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas dependentes destes sistemas produtivos.

Muitas das explorações agrícolas inseridas na Reserva da Biosfera já desenvolvem acções que potenciam o aumento da biodiversidade.

Gestão e Monitorização dos Recursos Hídricos Para a Rega

 

Os recursos hídricos cada vez mais se apresentam como um factor critico ambiental em ter em conta, não só pela sua escassez mas também pela sua qualidade. 

Encontrando-se a Reserva da Biosfera inserida numa zona húmida com forte presença da actividade agrícola intensiva, a gestão e monitorização dos recursos hídricos apresenta-se de vital importância, nomeadamente ao nível da sua utilização em termos de regadio.

Com as novas medidas Agroambientais assoiadas à nova Política Agrícola Comum (PAC), mas também com um aumento da preocupação dos empresários agrícolas pelo recurso escasso que é a água, a maioria das explorações agrícolas da região, nomeadamente as que se encontram dentro do perimetro da Reserva da Biosfera, desenvolvem acções de monitorização e avaliação dos sistemas de rega que possuem, no sentido de aumentar a sua uniformidade e eficiência de rega.

A AGROMAIS presta serviços de monitorização, avaliação, inspecção dos sistemas de rega e aconselhamento ao regantes/agricultores, prestando este serviço actualmente à maioria dos agricultores da ára de intervenção da reserva.

Acções de Sensibilização Escolares

 

A questão ambiental e toda a sua envolvência requerem a atenção e preocupação de todas as populações inseridas na Reserva da Biosfera. Neste sentido, a sensibilização das populações começa logo nos mais jovens, tendo a escola um papel determinante nesta função.

Assim, é objectivo da Reserva da Biosfera promover a sensibilidade e a consciência ambiental e de conservação junto dos mais jovens e, nesse sentido, articular as instituições que a compõe com as escolas da região para o desenvolvimento de diversas actividades para os seus alunos.

As acções que são desenvolvidas juntamente com as escolas são diversas passando por 

acções de esclarecimento nas próprias escolas, promoção de concursos e passatempos relacionados com a Reserva da Biosfera (como foi o do logotipo da reserva), visitas à reserva para observação da fauna e flora e envolvimento em acções ambientais e de conservação como é o caso da anilhagem de aves.

 

 

Código de Boas Práticas de Visitação

 

As Áreas Protegidas são locais privilegiados para realização de atividades de animação e lazer. No entanto, é importante que os visitantes percebam que a Reserva da Biosfera é um lugar de perservação da natureza e de todo o seu meio envolvente, existindo um conjunto de regras básicas que devem ser seguidas por quem a visita no sentido de não perturbar a mesma e para que se possa usufruir em toda a sua plenitude dos espaços, ecossistemas, fauna e flora.

Assim, existe um conjunto de regras de visitação que deverão ser cumpridas e que podem variar mediante o meio de visitação escolhido.

 

 

 

Copyright © 2015

  • Facebook - White Circle